quinta-feira, 28 de maio de 2015

Nosso Dia do Desafio


Aqui também teve “Dia do Desafio”, muitas instituições, empresas e voluntários se mobilizaram no dia 27 de Maio para praticar algum tipo de exercício físico. Para quem não sabe o Dia do Desafio surgiu no Canadá, no ano de 1983, e acabou se espalhando para muitas cidades dos cinco continentes. O intuito foi de contribuir para uma conscientização quanto à prática de exercícios, ajudar a perder um pouco de calorias e ainda dar uma mãozinha para que a nossa cidade Londrina, que estava competindo com a cidade de Santa Cruz Del Quiché, (Guatemala) seja a campeã do Desafio.

A maratona já começou logo na entrada, uma recepção com vários obstáculos aguardavam todos que entravam, se esticar por entre elásticos parecia fácil, mas achar um caminho por entre eles fez muitos terem que se “desenferrujar”, em seguida, que tal dar uns saltos estilo body jump, não faltaram pessoas querendo experimentar, o desafio ainda contou com um túnel extenso que chegava a uma outra saída de elástico e quem está achando que parou por aí, está enganado, o desafio só estava começando. A professora Marta Botelho, colocou todos os pais, alunos, professoras e funcionários para se exercitarem, muita música e muito exercício! O desafio foi tão contagiante que deu vontade de começar tudo novamente...


























sábado, 23 de maio de 2015

A Semana no CMEI

Maio está chegando na reta final, e o CMEI está a todo vapor com vários projetos e acontecimentos importantes acontecendo. Um desses momentos foi no começo de Maio, a comemoração do Dia das mães, realizamos um Café da Manhã especial, uma forma de mostrarmos nosso carinho e foram as crianças que ajudaram na elaboração dos quitutes. Logo pela manhã as mães puderam se deliciar com um saboroso café da manhã juntamente com seus filhos.




Quem se lembra do post com as portas temáticas? Pois é, mais portas estão sendo montadas, ainda estamos em processo de finalizações e faremos um post somente sobre a caracterização de cada uma...está ficando uma mais linda que a outra, isso tem contribuído para deixar o ambiente mais lúdico e alegre.




Por falar em caracterização, tem outra ideia que esta começando a ser “pendurada” pelo CMEI. Para torna-lo com “a cara” das experiências vividas pelas crianças nos projetos, cada sala está deixando um pedacinho de suas ideias espalhadas pelo cmei... essa construção está tomando forma ainda, depois iremos voltar para mostrar a finalização...


Essa semana também teve culinária africana, imagina se as crianças não amaram esses momentos, além de poderem participar de várias etapas no processo de preparo dos alimentos como descascar o milho, puderam contribuir na elaboração de um cuscuz feito em um fogão a lenha,...a turma do 4 B com as professoras Rosemeire Ferreira e Vanessa Gonçalves quem estão desenvolvendo o projeto sobre a "Desvendando os Mistérios da África", acho que eles estão amando essa parte dos comes! 






Opa, que maravilha, tivemos algumas mães dando uma mãozinha para nós. Muito dispostas se ofereceram para ajudar a desmontar um antigo parque que estava parado e em desuso. Queremos agradecer o empenho das mães Gislaine e Lay Dayane. Pensando naquele espaço maravilhoso que temos, os primeiros passos já começaram a serem dados, desconstruir para construir uma nova ideia. E lá foram a mulherada com martelos, deixar o espaço limpo para podermos planejar o futuro do nosso espaço externo para a alegria das crianças.


Se as crianças do CMEI estão vivendo as mais variadas experiências, os mais pequenuchos não estão fora dessa, nossos bebês todos os dias estão experimentado algo especial e rico. Nesse semestre estão explorando os sentidos no Projeto Sensações com as professoras Nilseia Melo e Lenise Elaine. Além de realizarem suas explorações embaixo de uma tenda super colorida, os bebês puderam explorar o sabor do sal e do açúcar.




As professoras do Projeto de Psicomotricidade realizaram outras atividades desafiadoras, passar pelo túnel e acertar a bolinha dentro das formas geométricas foram algumas das brincadeiras que empolgaram as crianças essa semana.


Nas aulas de música, a moda da semana foi explorar o som com o tubos sonoros, aprender as notas musicais e poder ouvi-las usando um instrumento bem inusitado foi a maior sensação para as crianças. 




quinta-feira, 14 de maio de 2015

Destaque na mídia: Saiba como agir em emergências envolvendo crianças

Um dia desses, um fato preocupante aconteceu em nosso CMEI, uma situação que tantos pais, como professores de instituições que atendem muitas crianças estão suscetíveis a passar. Um de nossos bebês teve uma reação inesperada que avaliamos como uma possível convulsão, as professoras sempre atenciosas procuraram acudi-lo naquele momento tentando algumas formas de fazê-lo voltar a si, por um instante todas ficaram muito desesperadas em socorrê-lo para que ele pudesse reagir. 
O diferencial neste momento, e que queremos destacar, foi à presença de uma professora, Maria Rosana (EI3A) em nossa equipe que havia realizado o Curso de Primeiros Socorros realizado pela Prefeitura Municipal de Londrina e diante da situação mais que depressa tomou a frente conseguindo aplicar algumas técnicas necessárias para fazê-lo voltar a reagir. 
Isso realmente foi essencial naquele momento, contar com uma professora com conhecimentos básicos em situações de risco como esse. Além de conseguir auxiliar de forma satisfatória frente a esta emergencia, nos trouxe a segurança de poder ajudar as crianças quando for preciso. É de consenso entre as professoras que quando passamos por momentos assim ficamos sem saber quais as ações necessárias a se ter, pois a maioria não recebeu algum tipo de preparo durante os Cursos de Pedagogia. Diante dessa realidade a Prefeitura tem realizado um Curso de Primeiro Socorros onde prepara professores para saber quais ações tomar em situações emergenciais. Bem devido a este fato, hoje recebemos em nosso CMEI a presença de uma equipe de jornalismo (RPC), estiveram presentes para conhecer mais sobre a história e destacar a importância dos professores como também pais procurarem informações, ou participar de cursos e palestras que ofereçam orientações para auxiliar as crianças em emergências.


Acompanhe a reportagem completa: Saiba como agir em emergências envolvendo crianças

terça-feira, 12 de maio de 2015

Porque a vida é cheia de cores...

 ...e todo espaço infantil merece ter cores, porque tem muita vida...

No ultimo post colocamos uma foto do Sidney, o pai do Adryan (5B), que se prontificou em auxiliar nosso cmei no que precisássemos. A ideia já estava brotando nos pensamentos da nossa supervisora Faby há algum tempo, só foi preciso algumas latas de tintas e um pai disposto como ele. Então, agora viemos trazer o registro do resultado, de um ambiente que estava apático e visualmente não tão atraente passamos a ter um espaço todo colorido, alegre e estimulante!

Bem quanto ao Sidney o nosso mais sincero agradecimento, o mundo da criança já é colorido ele só contribui para deixar isso mais concreto. E quanto a essa nova aparência do cmei, entrei (Danielle) na sala do 5B hoje e mais que depressa, o Adryan, filho do Sidney, prontamente chegou até mim e disse, todo orgulhoso: -“Tia, você viu que nossa escola está mais bonita?”, correspondendo ao enorme sorriso respondi bem alto para todos ouvirem a conversa: - “Nossa Adryan, vi mesmo! Está todo colorido, vocês viram também gente?!”. Ele respondeu, quase não se cabendo: - “Foi meu pai que pintou!”.



Bem não somente ele, mas nós também ficamos orgulhosas. As cores estão espalhadas pelo nosso cmei, olhando assim deu até vontade de usá-las para brincar e estimular as crianças das mais variadas formas, por que não fazer um pega-pega com piques coloridos? Tenho certeza que não vão faltar ideias....alguém tem mais sugestões?