domingo, 9 de julho de 2017

Vivência experiência artística


Visita da artista plástica Raquel Carraro


Na manhã de 29 de Junho, recebemos no CMEI a artista plástica Raquel Carraro, com a proposta de apresentar para as crianças a profissão “Artista plástico”, assim como conhecerem diferentes possibilidades de expressão de seus sentimentos e pensamento.
Raquel apresentou-se para as crianças e permitiu a exploração de duas de suas telas. 

Roda de conversa 



 Telas da artística plástica Raquel Carraro

As crianças puderam sentir sua textura, utilizando o tato para explorar os elementos da tela. Além, disto puderam utilizar a visão para observar a mesma, para em seguida expressar por meio da oralidade suas ideias e pensamentos sobre a tela apresentada. 


 Exploração tátil/visual das tela


 Enquanto observavam a tela, a artista mencionou que havia uma surpresa em seu verso. Assim, após tatearem a mesma apresentou o verso da tela, e as crianças puderam identificar uma sombra de um gato.


Raquel explicou que no início tinha desenhado um gato, porém, como não gostou do resultado final, ela passou uma tinta em cima da imagem e fez o desenho do cachorro. Neste momento, ensinou para as crianças que a vida é como uma tela, não existe erro ou acerto, mas sim, a possibilidade de um novo começo.
Após a conversa inicial, Raquel, com sua sensibilidade, propôs uma experiência lúdica e prazerosa para as crianças, na qual as mesmas tinham que colocar suas mãos dentro de sacos que continham diferentes texturas. 




 Enquanto manuseavam, as sensações foram as mais variadas. Quando Raquel apresentou a primeira textura, e pediu que fechassem os olhos, as crianças demonstraram ao mesmo tempo curiosidade e receio. Quando Raquel nomeou que seria a língua do bicho, alguns mencionavam “Ele vai morder?”, e outros respondiam “Não é a boca pra morde, é a língua, só lambe”. 

“Ele vai morder né?”

Apesar da proposta ser ficar de olho fechado, a curiosidade em saber como seria esta “parte do bicho” fazia com que alguns abrissem um olho para expiar, ou ainda, aqueles que queriam seguir a instrução colocassem as mãos para ajudar a fechar os olhos. 

“Eu to com meu olhinho bem fechadinho”

Ao final da experiência de sentir e imaginar as partes do bicho, Raquel propôs que representassem o mesmo. Como as crianças estão aprendendo sobre os animais do circo, muitos deles mencionaram estar representando: Leão, Elefante, Zebra, Girafa, entre outros. 


 Representação do pensamento

A proposta que inicialmente duraria uma hora, permaneceu por toda a manhã, já que as crianças extrapolaram a ideia de representação de um animal, para a exploração das tintas, texturas e misturas, criando segundo a artista cores das mais variadas. 

Criando novas cores

Sentiram-se ainda, valorizadas ao perceberem que a artista observava suas criações. 

Vivência artística


Valorização da criatividade e expressividade da criança

A “turma do Palhaço” agradeceu a visita e experiência proporcionada pela artista, presenteando-a com uma tela feita em azulejo por um de nossos artistas: Isaac.

Tela do aluno Isaac. 


Raquel Carraro encontra na natureza inspirações diárias: árvores, raízes, flores, folhas, algas marinhas, corais, o pôr do sol e todas as boas impressões  transmitidas por ela, são matérias para suas criações. Com a intenção de causar sensações positivas e trazer bem-estar, para pessoas e ambientes com sua arte, Raquel desenvolve uma técnica de pintura sobre tela, que permite desvendar a natureza existente no interior da própria pintura, obtendo resultados únicos e obras exclusivas. A Artista Plástica é Graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Pós-Graduada em Arquitetura de Interiores pela UNIFIL (Centro Universitário Filadélfia) e expõe suas obras no Brasil e no exterior. Raquel Carraro trabalha e reside na cidade de Londrina – PR. 


sábado, 24 de junho de 2017

Dia de Movimento e Equilíbrio

Através da brincadeira, as crianças do P4A experimentaram gestos motores diferentes e ampliaram a motricidade. 
A prática de atividades físicas relacionadas à concentração, coordenação motora e equilíbrio estimulam o desenvolvimento e a percepção sobre o corpo e o espaço ao seu redor e nossas crianças puderam experimentar tudo isso no circuito motor realizado. 




sábado, 10 de junho de 2017

Projeto "A abelha e o mel"

As turmas do C3A e C3B vivenciaram alguns momentos especiais, as professoras Elaine Cristina, Rosimeire Ferreira, Vanessa Gonçalves e Verônica estão conduzindo as crianças em um projeto super animado. Fiquem com um pouquinho desse relato: "Nas primeiras semanas recebemos a visita de algumas abelhas na sala. Percebemos o interesse das crianças por esse bichinho e para aguçar ainda mais a 
curiosidade deles sobre o assunto contamos a história “Abelha Ocupada” e 
assistimos o filme “Bee Movie”, que mostra os afazeres e a organização da vida das abelhas.
Por meio desse projeto as crianças vivenciam experiências enriquecedoras que 
contribuemna aprendizagem Com isso, passaram a valorizar o meio ambiente,      desenvolvendo atitudes de respeito e preservação com meio onde vivem e 
com os bichinhos.
As crianças decidiram que o projeto seria sobre as abelhas, em seguida realizamos o índice, momento em que as crianças manifestaram suas curiosidades e 
interesses sobre o tema, foi aí onde tudo começou...
Levamos as crianças para um passeio nas dependências dos CMEI, onde fomos    procurar a casa da abelha. As crianças apreciaram esse momento em que puderam estar em contato com a natureza:

Em sala as crianças observaram atentamente a colméia.
Fizemos pesquisas para conhecer as partes do corpo da abelha e sua função. E nós, como é o nosso corpo?
 Através da sua relação com o outro a criança constrói a sua identidade. Pensando nossa turma foi até o CB para interagir com os bebês e entrevistarem as professoras:
· Os bebês sabem escorregar? (Samuel Mafra)
· Do que os bebês gostam de brincar? (Anabelly)
· Qual é o papá do bebê? O que o bebe come? (Thalles)
· Os bebês gostam de tomar banho? (Francisco)
· Qual é a meleca que os bebês gostam de se sujar? (Francisco)
· Eles alcançam a descarga? 
Faz xixi na patente? (Samuel Jr.)
· Algum bebê faz no pinico? (Samuel Jr.)
· Como o bebê pede comida? (Profª Rose)
· Onde os bebês tomam banho? (Profª Elaine)
· Eles bebem leite na mamadeira? (Gabriel)
· O bebê anda? (Profª Verônica) 
Falando ainda sobre identidade...

... O nome é o que identifica a criança no mundo e a diferencia do outro. Durante todo o ano vivenciamos diversas experiências para explorar o nome próprio, identificação e  tentativa de escrita. 
Exploramos os diferentes sabores: doce, salgado, azedo e amargo....
...e com o mel fizemos um delicioso bolo de mel..
Aprendemos que quando as abelhas se sentem ameaçadas, ficam muito zangadas e utilizam o ferrão para se defender. E descobrimos que também ficamos tristes, felizes ou zangados. 
Nosso próximo passo ...Como a abelha faz para se locomover?  E nós? 
      As crianças vivenciaram vários momentos onde exploramos nossos pés.


E eles (pés) apareceram também no momento da história...
É fundamental que desde muito cedo as crianças tenham contato com diferentes gêneros literários, uma vez que contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. As histórias, contos, poesias, cantigas e teatros possibilitam ampliar conhecimentos, imaginar, criar e transformar a realidade."
@cmeimarinasaboia

sábado, 27 de maio de 2017

Semana no CMEI Marina Sabóia

A semana no CMEI foi cheia de novidades. Muitas coisas aconteceram, com isso todos nós nos divertimos. As vivencias são para as crianças, mas todos que estão envolvidos participam.   
A mesma emoção que gera olhares brilhando e curiosidade nos pequenos, faz com que os adultos entrem nessa realidade e correspondam da mesma forma. A troca de experiencias foi rica, pois além do contato com os amigos de turma, as crianças também puderam ver com os olhares dos adultos que estiveram envolvidos em suas descobertas. 

Para fechar o mês tivemos nossa Festa dos Aniversariantes dos Super - Heróis. E todos os super-heróis estiveram presentes! 



 Cada projeto com as turmas tem oferecido experiencias mil, essa semana tivemos várias visitas que enriqueceram as vivencias dos nossos pequenos!
Hoje tem palhaço? Tem sim, sinhô! Hoje tem malabarista? Tem sim, sinhô!O P4A está descobrindo muitas novidades com o Projeto Circo, receberam a visita do palhaço Pipoca que respondeu as perguntas e fez muitas "palhaçadas" divertindo-se com as crianças, trazendo alegria e diversão.


Depois do palhaço foi a vez dos Malabaristas Gabriel e Maria que encantaram as crianças. Todos ficaram atentos e vislumbrados com o equilíbrio e precisão com que faziam a apresentação. Foi um espetáculo para crianças e adultos.


O P4E pode viver uma experiencia incrível essa semana, como estão envolvidos com o Projeto Dos Animais, receberam a visita do Roberto, herpetologista, que trouxe para as crianças alguns animais que não estamos muito familiarizados. Puderam fazer perguntas e observar de pertinho esses animais, tanto as crianças, quanto os professores. Pura emoção! 



 
Teve meleca no berçário essa semana também...Tintas comestíveis para os bebês brincarem a vontade, momento de muita estimulação e diversão.

E por fim....nosso CMEI está em transformação, o Projeto de Ambientação foi vital para nos impulsionar a sonhar e acreditar que seria possível, juntamente com a união de professores, funcionários, pai e voluntários tornar nosso espaço mais atrativo e estimulador para nossas crianças. Com auxílio dos alunos de arquitetura da Unifil colocamos nosso sonho no papel e recebemos um projeto que inspirou nosso corações. E estamos vivendo o início desse sonho, ainda há muito o que se fazer, porém estamos felizes...Aguarde para saber como tudo ficará por aqui! E se quiser ser um dos nossos parceiros auxiliando-nos na realização desse Projeto entre em contato conosco: cmei.marina.saboia@gmail.com











 
@cmeimarinasaboia