As turmas do C3A e C3B vivenciaram alguns momentos especiais, as professoras Elaine Cristina, Rosimeire Ferreira, Vanessa Gonçalves e Verônica estão conduzindo as crianças em um projeto super animado. Fiquem com um pouquinho desse relato: "Nas primeiras semanas recebemos a visita de algumas abelhas na sala. Percebemos o interesse das crianças por esse bichinho e para aguçar ainda mais a
curiosidade deles sobre o assunto contamos a história “Abelha Ocupada” e
assistimos o filme “Bee Movie”, que mostra os afazeres e a organização da vida das abelhas.
Por meio desse projeto as crianças vivenciam experiências enriquecedoras que
contribuemna aprendizagem. Com isso, passaram a valorizar o meio ambiente, desenvolvendo atitudes de respeito e preservação com o meio onde vivem e
com os bichinhos.
As crianças decidiram que o projeto seria sobre as abelhas, em seguida realizamos o índice, momento em que as crianças manifestaram suas curiosidades e
interesses sobre o tema, foi aí onde tudo começou...
Levamos as crianças para um passeio nas dependências dos CMEI, onde fomos procurar a casa da abelha. As crianças apreciaram esse momento em que puderam estar em contato com a natureza:
Fizemos pesquisas para conhecer as partes do corpo da abelha e sua função. E nós, como é o nosso corpo?
· “Do que os bebês gostam de brincar?” (Anabelly)
· “Qual é o “papá” do bebê? O que o bebe come?” (Thalles)
· “Os bebês gostam de tomar banho?” (Francisco)
· “Qual é a meleca que os bebês gostam de se sujar?” (Francisco)
· “Eles alcançam a descarga?
Faz xixi na patente?” (Samuel Jr.)
· “Algum bebê faz no pinico?” (Samuel Jr.)
· “Como o bebê pede comida?” (Profª Rose)
· “Onde os bebês tomam banho?” (Profª Elaine)
· “Eles bebem leite na mamadeira?” (Gabriel)
· “O bebê anda?” (Profª Verônica)
Falando ainda sobre identidade...
... O nome é o que identifica a criança no mundo e a diferencia do outro. Durante todo o ano vivenciamos diversas experiências para explorar o nome próprio, identificação e tentativa de escrita.
Exploramos os diferentes sabores: doce, salgado, azedo e amargo....
...e com o mel fizemos um delicioso bolo de mel..
Aprendemos que quando as abelhas se sentem ameaçadas, ficam muito zangadas e utilizam o ferrão para se defender. E descobrimos que também ficamos tristes, felizes ou zangados.
Nosso próximo passo ...Como a abelha faz para se locomover? E nós?
As crianças vivenciaram vários momentos onde exploramos nossos pés.


E eles (pés) apareceram também no momento da história...
É fundamental que desde muito cedo as crianças tenham contato com diferentes gêneros literários, uma vez que contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. As histórias, contos, poesias, cantigas e teatros possibilitam ampliar conhecimentos, imaginar, criar e transformar a realidade."
@cmeimarinasaboia
Nenhum comentário:
Postar um comentário